Case de UX: facilitando a conexão na contratação de cuidadores de idosos

Madna Swiane
6 min readJul 2, 2022

--

Como utilizamos UX Design para conectar cuidadores de idosos com pessoas que necessitam de cuidados.

Em 2020 tive a oportunidade de participar do Gama Experience 36, curso intensivo de 5 semanas da Gama Academy, no qual tive o privilégio de conhecer ótimos profissionais de diversas áreas como: Marketing, Vendas, Programação e UX/UI Design, além de ter tido mentorias com profissionais atuantes na área.

Como desafio final, tivemos 2 semanas para criar uma startup, sendo que o tema foi livre e o grupo foi formado pela instituição, fazendo assim com que pudéssemos interagir com diversos perfis profissionais e melhorar nossas soft skills.

E como resultado, nosso projeto foi o vencedor do Gama XP 36!

PESQUISA

Antes de iniciar nossas pesquisas, realizamos uma reunião para identificar quais seriam os possíveis problemas que as pessoas têm com base em nossas vivências. Abrangemos diversos temas, como: decoração, roupas sob medida, aluguel de acessórios, facilitador para precificação de produtos, plataforma para guias de Turismo e eventos, até que através do relato de alguns participantes identificamos a dificuldade de se encontrar cuidadores de idosos.

Na etapa de pesquisa, utilizamos as metodologias: Desk Research, Matriz CSD e Pesquisa Qualitativa.

Primeiro seguimos com o Desk Research, buscando informações de fontes confiáveis no qual poderíamos melhorar a relevância do problema que estávamos mapeando. Com essas informações foi possível perceber a grande chance de viabilidade para esse mercado.

“De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050 o número de brasileiros acima de 60 anos irá mais do que dobrar, passando de 24 milhões para 64 milhões de idosos.”

“Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo apontou que cerca de 93,9% das ocorrências de acidentes relacionadas a pessoas com mais de 60 anos foram provocados por quedas e 65,6% dos casos eram da própria altura do paciente, ou seja, não estavam relacionadas a grandes alturas.”

“O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), por exemplo, teve aumento de 84% na procura por seu curso de formação de cuidadores em 2018.”

“Cuidadores de idosos recebem entre R$ 1.000,00 e R$ 1.400,00, em média, a depender da região do país, do nível de qualificação e do regime de trabalho, segundo empresas de análise de mercado, como a Catho e a Love Mondays.”

Após o Desk Research, elaboramos uma Matriz CSD a fim de verificar os dados que já tínhamos e o que ainda não havíamos conseguido responder:

Considerando nossas dúvidas e suposições, demos sequência a etapa de validação das informações por meio de contato direto com os cuidadores de idosos:

Assim, conseguimos entender quais eram os reais problemas desses profissionais e consequentemente chegamos à pergunta que nos daria a direção da construção da solução:

Como podemos facilitar a conexão entre cuidadores de idosos e seus clientes, garantindo um pagamento justo, segurança para ambos e valorização dos cuidadores?

PERSONAS

Produtos ou serviços são desenvolvidos para pessoas, então, antes de iniciarmos a produção de nosso produto e solução, temos que entender quem serão as pessoas que utilização nossa proposta. Precisamos enxergar seu modo de vida, anseios e dores para que assim possamos ser mais assertivos na implementação da solução.

Nesse caso, enxergamos que havia duas personas a serem estudadas: os cuidadores de idosos e as famílias que realizariam a contratação.

Com isso, desenvolvemos duas proto-personas e mapa de empatias diferentes para melhor entender como seria a experiência de uso e de negócio.

BENCHMARK

Já com uma base mais formada, seguimos com a elaboração do benchmarking com os concorrentes. Etapa bastante importante para identificarmos as ideias que já foram implementadas a fim de entender e validar quais seriam os nossos diferenciais.

Assim, percebemos que a base de dados desses profissionais está concentrada nas mãos de agências ou que os cuidadores são contratados por meio de indicação de famílias que já utilizaram o serviço de um profissional específico, dificultando assim a contratação de novos profissionais e desigualdade nos valores pagos.

SOLUÇÃO

Com base nas pesquisas, entrevistas, dados e insights, definimos os seguintes pontos:

- Garantir a segurança na contratação tanto para o cuidador quanto para a família;

- Facilidade de pagamento e recebimento dos valores;

- Simplificar as informações de trabalho (local, necessidades do paciente, dias e horários para a prestação do serviço);

- Valorização e qualificação dos cuidadores que forem bem avaliados na plataforma.

Com isso iniciamos a produção de um protótipo que pudesse apresentar a funcionalidade da escolha de um cuidador, aceite do serviço e finalização da operação considerando o pagamento por boleto. E assim nasceu o Cuida Melhor!

PROTÓTIPO

Nossa ideia de protótipo foi desenvolver telas que fossem de fácil e rápida usabilidade, além de manter a interface semelhantes para ambos usuários, reforçando assim nossa marca.

Demos início ao processo de criação de wireframes de baixa fidelidade para assim, visualizar de forma mais rápida o que poderia ou não funcionar no protótipo. A partir disso, seguimos com a construção do protótipo em média e alta fidelidade. Toda a construção foi realizada na ferramenta Figma, plataforma bastante prática e gratuita, sendo uma das plataformas mais utilizadas pelos Designers.

Você pode verificar o protótipo navegável logo abaixo:

GUIA DE ESTILOS

Por ser um produto que atende a personas diferentes, consideramos um layout e linguagem bastante simples e direto, para facilitar a compreensão de qualquer usuário. Além disso, levamos em consideração a utilização de um tom de voz próximo, amigável, positivo, e principalmente acessível.

Para o logotipo, optamos por um ícone que pudesse transparecer um sentimento positivo de amor, carinho e cuidado sendo representado pelo coração, enquanto o ícone de localização dá o sentido de proximidade dos cuidadores.

As cores foram definidas com base na psicologia das cores que considera o azul como uma cor de segurança e tranquilidade, e o verde como uma cor associada aos setores de saúde e cuidados.

Para a tipografia consideramos a fonte DM Sans, disponível via Google Fonts e por se tratar de uma fonte de fácil visualização, leve e que não prejudica o carregamento das páginas.

CONCLUSÃO

O Gama Experience foi um dos mais importantes desafios que me propus a fazer!

Minha antiga área de atuação é completamente oposta a área digital, porém com o início da pandemia e diversas mudanças que ocorreram na minha vida, busquei me informar sobre as carreiras na área digital até me deparar com a área de UX Design. Foi paixão à primeira vista!

Com a criação do Cuida Melhor pude aplicar os conhecimentos técnicos que adquiri ao decorrer do curso, além de identificar quais pontos eu deveria melhorar. Também foi possível perceber o quão importante se faz a inclusão dos conceitos de UX na elaboração de negócio, afinal o conceito de user experience não se resume ao visual, mas sim sobre a experiência que o produto/serviço irá oferecer ao usuário.

Aproveito também para deixar meu agradecimento para o time que fez com que esse projeto se tornasse real. Obrigada grupo 10!

Time Cuida Melhor:

--

--